domingo, 4 de maio de 2008

Casamento Indiano - em Outubro de 2008





Uma das experiências mais belas (e até divertidas) em uma viagem à Índia é presenciar um legítimo casamento indiano.

A cerimônia, repleta de cores, sons e sabores é um banquete visual e estimula todos os sentidos.
Um casamento Indiano não é pouca bobagem: difere em tudo das cerimônias que conhecemos tradicionalmente no ocidente. É motivo de tamanha felicidade que não é incomum as famílias dos noivos fazerem farta distribuição de flores, doces e presentes na cidade por ocasião da união.

A família e amigas da noiva consideram o casamento a maior bêncão na vida da mulher. Isso pode parecer machista e retrógrado para nós, mas temos de levar em consideraçõesdiferenças culturais profundas e saber que para julgar, temos que conhecer.

Um casamento indiano tem uma preparação de semanas e até meses, e a festa em si pode durar de três dias a uma semana. Tudo começa com ritos de fertilidade em que a noiva e as outras mulheres decoram as mãos com intrincados desenhos de henna, acompanhadas por canções que versam sobre a nova vida de casada e as delícias e prazeres dessa etapa.

Antes da cerimônia, também há uma série de jantares, jogos e brincadeiras, tudo antecipando a grande celebração.

Quando chega o grande dia, o noivo é a estrela maior. Ele chega com uma procissão, ricamente adornado, e pasme! Num cavalo branco (e às vezes até sobre um elefante maravilhosamente enfeitado com pedras e pinturas), com direito a espada, turbante e banda de música. Perto disso, a chegada da noiva na igreja com que estamos acostumados é fichinha. Existem também diversos jogos e rituais que servem para testar o valor do moço e saber se ele é digno da noiva. Por exemplo, um parente da noiva, geralmente o mais fisicamente avantajado, irá convocá-lo para um luta. Em outra ocasião na mesma noite, as irmãs da noiva irão roubar os sapatos do noivo apenas para mais tarde trocá-los pelo anel de ouro e pedras que servirá de aliança.

Depois disso há rituais com fogo onde os noivos trocam juras de amor e votos de felicidade.

O banquete, certamente é farto, rico em aromas, cores e sabores. Uma variedade farta de doces e salgados é seguida pelas tradicionais danças regionais.

Um casamento Indiano é certamente a festa mais bonita que você irá ver na vida. Uma chance única de conhecer novas formas de ser e de viver.

Nosso roteiro de Outubro de 2008 inclui um casamento Indiano no Rajastão, terra de reis e marajás.

Mantenha-se informado!!!